segunda-feira, 14 de maio de 2012

CURIOSIDADES:

              O paradeiro da imagem do Sagrado Coração de Jesus, de 1,90m de altura, esculpida no ano de 1929 e instalada no pátio do Instituto Nossa Senhora de Nazareth: ao ser transportada dali, muito tempo depois, por ocasião de um importante evento, para o salão principal, deixaram-na cair, lamentavelmente, destruindo assim uma obra que representava meses de labor, dedicação e carinho do seu escultor, nos poucos momentos que lhe restavam em intervalos do seu extenuante trabalho diário. E assim também foi apagada a prova viva marcante do início de carreira artística de Antônio Costa.

         A imagem de São José, atração turística de Macapá, que a princípio repousava sobre o pedestalnatural de uma enorme pedra, no meio da baía, de frente para a cidade, um dia, com a maré cheia, foi desastradamente abalroada por um navio que por ali passava, sendo jogada ao fundo, e mais tarde, ao que parece, dali retirada e mandada recuperar, voltando assim ao seu lugar, agora em um pedestal de concreto, de costas para a cidade.. (v. fotos e notícia a respeito em fotocópia da “Folha do Amapá” de 16 a 22 de março de 1996).

        O busto de Tiradentes, no pátio do Quartel da Polícia Militar do Amapá, foi esculpido originariamente, conforme modelo, com uma corda em volta do pescoço, mas, por decisão superior, foi libertado desse inconveniente “colar”...(v. fotos).

              Houve uma época em que Antonio Costa partiu para uma experiência diferente: a fabricação de bonecas, usando o mesmo processo usado naquele tempo para manufatura de máscaras carnavalescas – forma, papel, cola, tintas para colorir e, claro, o toque particular do artista. Não houve, porém, o retorno esperado, e a idéia foi abandonada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário